Está disponível para venda a Patente de Modelo de Utilidade e o Certificado de Desenho Industrial. O desenvolvimento desta tecnologia envolveu metódos multidisciplinar a exemplo da engenharia ambiental, hidráulica, construção civil, arqutetura e dentre outras. Foram realizadas pesquisas de antecedentes de abrangência nacional e internacional sobre o processo funcional e ornamental da tecnologia, assim como, foram realizados simulações para analisar o comportamento hidrodinâmico, conduzidos para validar o desempenho, eficácia do sistema e da remoção de contaminantes, comprovados por testes laboratóriais.

Realizando uma comparativa dentre as fossas sépticas e seus sistemas existentes, a tecnologia mostrou-se superior em diversos aspectos, apresentando maior remoção de demanda bioquímica de oxigênio (DBO), óleos e graxas e sólidos totais. O protótipo da TSDF foi construído de forma artesanal com custo aproximado de R$ 200,00 em 2021, destacando-se pela simplicidade e eficácia. Os resultados das análises físico-químicas e os valores de lançamentos foram comparados com as normativas preconizadas pela legislação ambiental vigente a exemplo da Resolução CONAMA 430 e dentre outras. A tecnologia demonstrou alto desempenho ambiental, atendendo aos padrões de qualidade estabelecidos.

O produto oriundo desta patente possivelmente facilitará no crescimento econômico do setor privado e na atração de investidores estrangeiros, pois cumpri as regras mais seguras do âmbito jurídico e das normas ambientais. Legalmente podem impedir terceiros, de produzir, usar, vender, licenciar, exportar ou importar o produto/objeto da patente e/ou o seu processo.

A tecnologia é um produto ambientalmente responsável, incentivando o consumo consciente e a destinação adequada de resíduos sólidos. Seu subproduto contribui para a criação de novos negócios relacionados à indústria da transformação a exemplo de adubos orgânicos, agregados para a produção de tijolos para a construção civil e também no uso em termoelétricas, gerando oportunidades para novas atibidades empresariais, que conseguentemente gerará emprego e renda.

Os documentos dessa propriedade são um estímulo econômico concedido pelo Estado aos seus cidadãos autores/inventores/titulares, independentes de serem pessoa física ou jurídica; O estímulo econômico é uma ação do Governo Federal para incentivar a atividade econômica do setor privado, conforme a Constituição Federal do Brasil, Art. 5º inciso XXIX e pela LEI Nº 9.279/96-Propriedade Industrial, "mediante deferimento é outorgado aos titulares desta propriedade todos os direitos".

Exemplo da entrega desta tecnologia, mediante implantação:

  1. Redução de custos de manutenção: Essa tecnologia poderá reduzir os custos de manutenção em comparação aos sistemas tradicionais de tratamento de esgoto, da qualidade da água e dentre outros setores a utilizar seu sistema, uma vez que é projetada para ser mais eficiente e requer menos intervenção humana e de produtos químicos.
  2. Economia de água: Ao condicionar o corpo hídrico efluente de forma mais eficaz, essa tecnologia proporcionará mais economia sobre o reuso de água durante a manutenção, operação e dentre outras do sistema de tratamento, gerando mais economia do consumo de água.

  3. Aumento da eficiência energética: Alguns sistemas de tratamento do esgoto doméstico, sanitário não industrais e afluentes (esgoto oriundo do vaso sanitário) podem gerar biogás como subproduto, que pode ser capturado e utilizado para gerar energia. A tecnologia reduz progressivamente o gás metano, refletindo na redução dos custos associados a sua captação, por outro lado condiciona o lodo primariamente para a transformação de carvão ecológico/briquete e nesta condição pode servir de combustível em usinas de termoelétricas, aumentará a eficiência da produção de calor e consequentemente de energia.

  4. Redução de multas e custos legais: Em muitas jurisdições, existem regulamentos rígidos sobre o tratamento adequado dos resíduos sólidos domésticos (esgoto). Investir nesta tecnologias que passou pelos orgãos ambientais e é consubstanciados com as normas regulatórias do saneamento, NBR´S e dentre outras relacionadas, ajudará as empresas e comunidades a evitar multas por não conformidade com os padrões ambientais.

  5. Aumento do valor da propriedade: Independente da moradia ou empreendimentos a instalação de sistemas de tratamento dos resíduos sólidos domésticos (esgoto), poderá aumentar o valor da propriedade, tornando-a mais atrativa para compradores e investidores.

TANQUE/FOSSA SÉPTICA DENSIFICADORA FILTRANTE-TSDF

SUA CONTRIBUIÇÃO PARA ECONOMIA